4 passos simples para manter o gerenciamento de redes sociais nas empresas

O gerenciamento de redes sociais nas empresas é uma tarefa indispensável, e se engana quem pensa diferente! De fato, se uma empresa não está marcando presença na internet hoje, os concorrentes aproveitam e tiram vantagem dessa situação.

Então se você é um empresário ou empreendedor e sente que é hora de melhorar suas redes sociais, você está certo! Mas tem um porém, você pode não saber como deixar suas redes sociais profissionais, não é verdade?

Continue lendo esse texto e você vai aprender formas simples de melhorar seu gerenciamento de mídias sociais!

O que é gerenciamento de redes sociais

Primeiramente, vamos simplificar uma questão! Quando se fala em gestão de redes sociais, gestão de mídias sociais, gerenciamento de redes sociais ou gerenciamento de mídias sociais, se fala da mesma coisa, ou seja, só muda o termo.

O gerenciamento de redes sociais é nada mais nada menos que uma gestão feita nas redes sociais da empresa. Sim, uma rede social que parece ser um local para entretenimento e perda de tempo precisa ser usada pela empresa e ainda mais com planejamento e foco.

Então é aqui que a gestão surge, uma gestão é uma organização ou administração de algo, isso é óbvio.

No entanto, grande parte dos empresários acabam negligenciando a organização da sua marca.

Para piorar, não possuem identidade visual e muito menos produção de marketing de conteúdo nas mídias digitais e isso é um erro nos dias de hoje.

Vamos às dicas de como melhorar a gestão de redes sociais na sua empresa? Continue adiante!

# 1 – Tenha um planejamento de conteúdo

O planejamento de conteúdo é muito importante para saber quais os conteúdos serão publicados. Certamente, não é bom começar a produção de conteúdo sem saber como o seu público gosta de receber informação.

Pensar nos interesses das pessoas que seguem a marca é essencial! É por esta razão que a maioria dos empresários não gostam de mexer nas redes sociais.

Certamente, é um trabalho que leva o profissional a pensar muito e geralmente executivos em empresas são muito ocupados. É preciso qualificação para ser social media, gestor de redes sociais!

Contudo, essa tarefa faz parte do processo de crescimento da marca e pode sim fazer a empresa crescer em autoridade e lucrar mais.

# 2 – Conheça seu público-alvo e persona

De acordo com o dicionário do Google público-alvo é o segmento da sociedade com determinadas características em comum (idade, sexo, profissão, interesses etc.), ao qual se dirige uma mensagem ou um conjunto de mensagens.

Já a persona é uma pessoa que está dentro do público-alvo, a diferença é que precisamos ter mais dados dessa pessoa. A persona é a pessoa que pode ser a compradora ideal dos produtos ou serviços de uma marca.

Então é preciso entender qual é o público e a persona que queremos atrair para as redes sociais de uma empresa. Desta maneira o gerenciamento de redes sociais fica mais profissional e assertivo.

# 3 – Poste conteúdo diariamente

Aqui vem o problema! Certamente, não é todo mundo que gosta de ficar mexendo em redes sociais, ainda mais empresários que são ocupados com outras coisas. Portanto, muitos empreendedores acabam negligenciando as redes sociais da empresa.

Acham que postar conteúdo diariamente é perda de tempo porque nem sempre os resultados são imediatos, isso é normal na vida! No entanto, os mais experientes também querem desrespeitar a lei do tempo.

Então, se você é um empresário e pensa que postar nas redes sociais é inútil, cuidado com os pensamentos. Aliás, quem começa a postar conteúdo hoje conquista fãs e clientes fiéis com mais agilidade e por longo prazo.

Portanto, você precisa postar diariamente, caso não consiga, faça no mínimo três vezes na semana.

# 4 – Pense nos resultados de fortalecimento da marca

Vamos falar de resultados que é o que mais interessa a todos os empresários e pessoas de negócios, não é verdade? Existem vários tipos de resultados e eu sinto muito em informar que marketing não é vendas!

Muitos empresários querem vender mais nas redes sociais e isso não é errado. O errado é pensar que as mídias sociais são máquinas de vendas automáticas e milagrosas.

Ainda mais nos dias de hoje que existe concorrência, certamente, é possível aumentar as vendas através das redes sociais mas existem outros resultados que não pode faltar, como:

1° Reconhecimento da marca: como alguém vai comprar de uma empresa desconhecida? É preciso ser visto para ser lembrado!

2° Aumento da atração de pessoas: de fato, as mídias sociais atraem muitas pessoas diariamente, é claro que no ritmo certo, por exemplo, uma rede social criada há uma semana não vai atrair milhões de pessoas, pode acontecer mas é raro.

3° Melhoria do atendimento: as pessoas estão fazendo pedidos, perguntando sobre produtos e serviços nas mídias sociais, e se sua empresa não está lá, certamente, está perdendo oportunidades!

4° Posicionamento no mercado: sabe quando uma empresa se torna conhecida e bem posicionada no mercado? As pessoas começam recomendar tipo assim “vai lá na empresa tal que eles possuem ótimas soluções”, isso acontece apensa pelo fato de a empresa ter se mostrado como autoridade.

Não deixe de ter um gerenciamento de redes sociais

Portanto, não deixe de mostrar sua empresa nas redes sociais! Se sua empresa não tem equipe qualificada para gerenciamento de marketing nas redes sociais.

Certamente, eu aconselho a terceirização de serviços, assim, a empresa evita custos altos e não perde exposição da marca e outros benefícios.

Há alguma dúvida sobre gerenciamento de redes sociais? Comenta aqui, ou chama no WhatsApp. Você também pode acompanhar o K Araujo no Instagram por aqui!

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“Conteúdo constrói relacionamentos. Relacionamentos são baseados em confiança. Confiança gera receita” – Andrew Davis 

Kenady Araujo

Kenady Araujo

Consultor de Marketing Digital social media profissional. Formando em Marketing na UNICESUMAR, trabalha com gestão de marketing digital desde o ano de 2015, fazendo a diferença no marketing empresarial.

Website: https://karaujo.com.br

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