Música: hobby ou profissão? Posicionamento no Marketing Musical

Música: hobby ou profissão?

Você já ouviu a frase “vai estudar faculdade de música, mas pense bem porque música não enche barriga”, já ouviu algo parecido?

Eu ouvi isso várias vezes na vida! Estou começando este texto com um pouco de polemica, mas não se escandalize!

Fique comigo e vamos bater um papo legal sobre a profissão músico e sobre marketing musical!

Música: hobby ou profissão?

Minha história com a música começou quando eu tinha apenas 11 anos de idade. Aprendi a tocar violão e a cantar algumas músicas com playback na igreja e depois estudei violão.

Certamente, fiquei conhecido na cidade entre os amigos e familiares como o menino do violão. Principalmente porque eu ia para a escola de música e levava o violão para todos os lados.

A música era um Hobby para mim! No entanto, depois de um tempo cresci e comecei a pensar em ser um músico profissional.

Então os estudos continuaram, mas mudei de cidade, fui para o entorno de Brasília e a vida mudou totalmente. Quando eu pensava em cursar música em uma universidade o apoio era mínimo para não dizer nenhum.

Chega de história! Pense em você, até quando você vai ficar pensando que música é algo ruim de se estudar e que ser músico profissional não vale a pena?

Querendo ou não, a sociedade nos faz acreditar em paradigmas que não são verdadeiros. Portanto, você pode sim estudar música, em uma universidade, conservatório, escola livre ou em qualquer lugar.

E melhor ainda, pode ser profissional e viver bem fazendo o que ama! É fácil? Claro que não, mas nenhuma carreira profissional é fácil, pare e reflita nisso.

Quer uma dica? Se você ama música, seja um músico profissional, ensine, estude e viva música e não pense só no dinheiro, tenha um propósito maior.

Como ser um músico profissional?

Profissional é aquele que é pago par realizar algum trabalho, ou seja, se você possui uma licenciatura em música e dá aulas você é um musico profissional.

Da mesma forma, se você não tem uma licenciatura, mas tem alguns alunos, toca em shows, ou em qualquer lugar e recebe por isso você é profissional.

Então se você quer ser um músico profissional, basta escolher uma área de atuação e trabalhar com música! Simples, não é verdade?

Então qual o motivo que faz a maioria das pessoas acreditarem que não é possível viver de música no Brasil?

Ser profissional e ganhar dinheiro não é fácil em nenhuma profissão! Imagine, um médico se forma mas se ele não trabalhar muito, ás vezes, trabalhar dia e noite em plantão, esse médico não vai ser bem remunerado.

Seja persistente na profissão

Ah! Mas um médico já tem um salário alto, não é? Na realidade, um salário não traz felicidade e quanto mais você ganha mais você quer ganhar, entende?

Portanto, muitos músicos não vivem de música por acreditarem que não vão ficar ricos de dinheiro com a música, simplesmente isso!

A profissão músico é prazerosa, e pode sim ser bem remunerada mas é um trabalho artístico e exige dedicação acima da média.

Da mesma forma é a profissão professor, que infelizmente é desvalorizada no Brasil. A maioria dos professores amam o que fazem igualmente os músicos, a diferença é que muitos professores persistem e vivem da sua profissão.

Já alguns músicos preferem ouvir a opinião de outras pessoas e abandonam a profissão.

Eu mesmo fiz isso! Devido a falta de maturidade, falta de base familiar eu acabei deixando outras profissões serem prioridade e não me dediquei a ser músico profissional por alguns anos.

No entanto, já tive alunos de violão e dava aulas particulares e já dei aulas em escolas também, como voluntário sem receber salário.

Perceba que tudo é prioridade, mas quando você ama música você nunca desiste da música! Outro detalhe, nunca é tarde para priorizar o que você quer.

Quer ser músico profissional? Faça isso!

Se você quer ser músico profissional, precisa escolher uma atividade ou mais e realizar,. Ou seja, se quer ganhar dinheiro deve trabalhar, estude e dê aulas , ou se quer tocar em shows, estude mais , treine e se apresente em gravadoras e para empresários musicais. (Isso é posicionamento, vou falar mais sobre isso logo abaixo).

Veja uma lista com algumas formas de ganhar dinheiro com música:

  • Dê aulas de música, instrumentos, aulas de canto, enfim o que você se identifica;
  • Faça composições e disponha os direitos para gravadoras;
  • Venda instrumentos musicais;
  • Seja um afiliado e divulgue cursos, e trabalhos musicais;
  • Crie um canal no YouTube e divulgue conteúdo musical;
  • Faça parcerias com marcas;
  • Seja um artista de rua.

Existem várias formas de ganhar dinheiro com música! E como música é arte, você pode ser criativo e mesclar algumas formas de ganho.

Lembre-se que a persistência é o mais importante e sem ela você não consegue ser profissional bem-sucedido em nenhuma profissão.

A música como um hobby

Música: hobby ou profissão?

Existem muitas pessoas que não querem viver de música, ou seja, não querem ganhar dinheiro trabalhando com música. A música é tão incrível que serve para ser um hobby, algo prazeroso para passar o tempo e se divertir.

Além disso, a música é usada como terapia e alguns profissionais fazem curso superiores em musicoterapia. Mas vamos falar de hobby rsrs

Se você estuda música como hobby, parabéns! Com certeza você se beneficia por isso, pois, a vida se torna mais leve quando se tem música no dia-a-dia.

Aqui eu preciso separar um ponto importantes. Primeiro, se você quer ser músico profissional pode usar música como hobby, mas sem esquecer que sua dedicação nos estudos deve ser dobrada.

Agora se você não quer trabalhar com música, estude e divirta-se do seu jeito e está tudo certo. Seja feliz!

Posicionamento no Marketing musical

Agora vamos falar de marketing, ou marketing musical que para mim é a mesma coisa! Primeiramente, entenda o que é posicionamento no marketing, vou te explicar.

Posicionamento é basicamente a forma como você se apresenta como profissional. Digamos que você é um Vocal Coach ou professor de técnica vocal, então para se posicionar você deve mostrar para o público-alvo que você é Vocal Coach.

Nas redes sociais, no site, em cartão de visita, em todos os lugares você deve se mostrar como um Vocal Coach, entendeu? De fato, posicionamento é a forma que você deseja que as pessoas te conheçam no mercado.

Um outro exemplo, a Apple se posicionou com uma fábrica de dispositivos tecnológicos de alta qualidade, durabilidade e principalmente como marca especialista em sistemas iOS. Sistema diferenciado e com alta qualidade.

A Coca Cola se posicionou como a melhor marca de bebidas refrigerantes. (Importante destacar que posicionamento é imediato, mas ganho de reconhecimento e autoridade pode levar mais tempo).

Então você deve se posicionar e persistir! Eu sou posicionado como consultor de marketing digital e como sou músico, estou me posicionando na internet!

Qual o seu posicionamento? Você precisa definir isso para mostrar seu trabalho ao mundo, você precisa usar estratégias de marketing.

A escolha é sua!

Música: hobby ou profissão? A escolha é sua! Nada te impede de viver de música e nada te impede de ter a música com um Hobby.

Não estou dizendo que é fácil viver e música, mas posso afirmar que não é impossível e existem vários músicos felizes da vida.

Defina o eu propósito, pare de ouvir e atender o que dizem sobre você ou sobre a música, principalmente se você ouve muitos comentários negativos.

Seja diferente e faça o que tem que ser feito e nunca desista do que você ama.

Quer ajuda na sua estratégia de marketing digital? Entre em contato comigo e vou entender sua necessidade, vou te atender e te mostrar soluções em marketing digital.

Gostou do conteúdo? Compartilhe para ajudar mais pessoas com essa mensagem e se desejar, pode comentar aqui que vou vou responder o mais breve possível!

Siga-me no Instagram.

Abraço!

Kenady Araujo.

“É mais importante adotar a estratégia correta do que buscar o lucro imediato" – Philip Kotler

Kenady Araujo

Kenady Araujo

Consultor de Marketing Digital, músico eterno estudante. Formando em Marketing pela UNICESUMAR, trabalha com gestão de marketing digital desde o ano de 2015, e atua em Home Office desde 2016, trabalhando e fazendo a diferença no marketing Digital Brasileiro.

Website: https://karaujo.com.br