Funil de vendas: o que, suas etapas e estrutura profissional

Você já ouviu falar em funil de vendas? Certamente, toda empresa que trabalha usando marketing digital precisa saber o que é e como criar funil de vendas.

Sobretudo, não basta apenas saber o que é isso, certamente, é melhor criar e automatizar o processo de atração de Leads e geração de lista de clientes no seu negócio.

Se você chegou até aqui querendo entender mais sobre esse assunto, está no lugar certo. Vou te mostrar tudo o que precisa saber para ter um processo de marketing e vendas atualizado e eficaz, então leia o texto até o fim.

Afinal, essa leitura não vai levar mais que 5 minutos e o aprendizado vai ser relevante.

Índice

Funil de vendas: o que é por que usar?

Um funil de vendas é um conceito de marketing e vendas que determina uma jornada de compra do cliente. Mas não se preocupe , pois, eu vou tentar sem menos técnico.

Veja a imagem abaixo e veja como e para quê é um fuinl de vendas.

Funil de vendas

Esse é um funil onde o departamento de Marketing e vendas mapeia o processo de atração de clientes.

Na primeira etapa do funil você precisar ter ferramentas como Landing Pages, também conhecidas como páginas de captura ou de aterrisagem. (Mas podemos usar outras ferramentas)

Após ter uma ou mais Landing Pages, você precisa atrair o visitante para acessar essa página e descobrir que sua empresa existe.

Joranda de vendas X Funil de vendas

Veja que isso é uma jornada, ou seja, o funil de vendas também é comparado com uma jornada de vendas intencional e feito de forma profissional é capaz de dobrar faturamentos e gerar lucro.

No meio do funil, a sua empresa precisa criar conteúdo de valor e oferecer soluções e promessas que a empresa é capaz de cumprir. Não faça nada que não possa cumprir, por favor não cometa esse erro bobo.

Veja um tipo de promessa, por exemplo, vou te dar uma consultoria grátis e em troca você me dá um e-mail e seus dados de contato. (Isca Digital Grátis).

Veja que estou entregando algo de valor e consigo cumprir. Após a pessoa aceitar e me entregar o contato ela se torna um Lead. Então eu vou fazer ela reconhecer que existe um problema e que eu posso resolver juntamente com ela.

Na próxima etapa do funil a pessoa já considerou que tem o problema e precisa da solução. Portanto, chega a hora de decidir pela compra, então essa pessoa já está no fundi do funil.

Nos dias de hoje, nós profissionais do marketing criamos vários funis diferentes e geramos resultados em nossos trabalhos.

Para comprovar, você pode ver depoimentos de alguns dos meus clientes, clicando aqui. (Role a página até o fim). Eu gero resultado e o cliente nem sabe que eu estou usando funil de vendas na empresa dele, mas ama o resultado.

Graças a Deus, temos feito ótimos trabalhos!

Como atrair Leads para o funil de vendas?

Existem várias formas de atrair pessoas para a sua Landing Page! No entanto, é preciso definir estratégias e testar todas as formas de atração, pois, cada empresa é diferente e os resultados nunca serão iguais com a mesma estratégia.

Aliás, esse é um motivo que me faz orientar meus clientes de consultoria e gestão de marketing a não comprarem pacotes de marketing prontos.

A melhor forma de atrair as pessoas é tendo um gestor estrategista atuando na sua empresa. Afirmo isso não apenas porque sou gestor de marketing, mas porque vejo muita empresa sofrendo e gastando dinheiro há mais por não acreditarem nisso.

Como atrair pessoas para a sua Landing page e fazer elas passarem pelo seu funil de vendas.

  • Use tráfego orgânico: o trafego orgânico é nada mais nada menos que a atração de pessoas através de meios grátis na internet. Por exemplo, através de um canal do YouTube você atrai pessoas para sua Landing Page, basta adicionar o link da descrição, em cards do vídeo e pedir o público para se cadastrar.
  • Use tráfego pago: o tráfego pago, são todo tipo de anúncio, onde você paga para ter pessoas visitando seu site, redes sociais e Landing Page. Os canis de compra de tráfego mais famosos são o Facebook Ads e o Google Ads, mas existem outros canais poderosos que os melhores profissionais do marketing conhecem.

Pronto, usando essas duas formas de atrair pessoas você terá pessoas vendo o seu funil de vendas. No entanto, você sabe que eu faço marketing realista e não vou te negar que se você não é um profissional, vai levar dias e meses para dominar essas estratégias.

Vele a pena usar funil de vendas?

Mas vale a pena investir em Marketing Digital! E se a sua empresa não está no Digital ela está correndo risco de ser engolida pela concorrente e pela onda de Startups que surgem a cada dia.

Quer ter ajuda de um especialista em marketing e Negócios Digitais no seu negócio local ou digital? Me chama para uma reunião ou bate pago e eu vou clarear seus pensamentos sobre marketing realista.

Atenciosamente,

Kenady Araujo.

Estrategista Gestor e Consultor em Marketing Digital.

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Kenady Araujo

Estrategista digital, Gestor de tráfego, treinador e Consultor de Marketing com experiência de mais de 7 anos online. Graduado em Marketing pela UNICESUMAR, empresário em marketing digital, realiza planejamento estratégico e execução de estratégias de marketing, em lançamentos e ações diversas. Trabalha com vendas há mais de 12 anos, atuando em vários segmentos. Atua na criação e gerenciamento de estratégias para aumento de faturamento para profissionais liberais, pequenas, médias e grandes empresas. Fazendo a diferença no marketing Digital Brasileiro, atualmente em Goiânia.

Website: https://karaujo.com.br