Marketing de conteúdo: será que você deve usá-lo?
Trabalho com marketing de conteúdo e sou um produtor de conteúdo para a web, um profissional freelancer. De fato, vejo muitas pessoas que são blogueiros, blogueiras ou empreendedores digitais que estão se dando bem trabalhando com a produção de conteúdo na web. Mas como isso acontece?
Afinal, o que é Marketing de conteúdo? Se você ainda não sabe, continue no texto para ficar por dentro das novidades! Aliás, conhecimento nunca é demais, não é mesmo? Então vem comigo para adquirir um pouco mais de conhecimento.
O que é Marketing de conteúdo?
Quando eu era mais jovem e estava no ensino fundamental, certamente, não sabia sobre a possibilidade de escrever profissionalmente. Na verdade, nunca tive o incentivo de nenhuma pessoa que me ensinasse algo assim, apesar do meu pai sempre falar que eu deveria estudar.
No entanto, eu não sabia o motivo maior de estudar e achava isso algo chato. Acredito que a maioria das pessoas passam por isso. Infelizmente, esse modo de pensar mal sobre o estudo me prejudicou em algumas áreas da vida, ainda bem que sempre existe um momento de mudar pensamentos e ações.
Muito tempo depois foi que descobri que poderia usar a escrita como profissão. Na verdade descobri depois que conheci o Marketing de conteúdo que tudo mudou. Aprendi que poderia empreender mesmo sem ter muito dinheiro para investir em negócios, pensei, eu poderia começar do zero.
O marketing atual mudou muito e agora a melhor maneira de fazer marketing é atraindo as pessoas através de conteúdo relevante que resolva problemas de indivíduos. É justamente isso que o Inbound Marketing (Marketing de atração) faz, ele atrai as pessoas para ajudá-las a resolver problemas que desejam extinguir.
A produção de conteúdo é indispensável para qualquer empresa nos dias de hoje. As empresas que não produzem conteúdo nas redes sociais, blogs ou sites, acabam perdendo espaço para a concorrência.
O marketing de conteúdo é nada mais nada menos que a produção de conteúdo feita para atrair, encantar e converter pessoas em fãs, compradores e amigos. (Essa é a minha definição de Marketing de conteúdo).
No entanto, será que pessoas comuns como nós precisam produzir conteúdo? De fato, todo mundo que acessa a internet hoje produz conteúdo de alguma forma. Só falta escolher os objetivos de forma profissional. Quem percebe que a produção de conteúdo pode ser uma profissão se beneficia das oportunidades.
Quem deve usar o marketing de conteúdo
Vou ser bem objetivo para não deixar o texto cansativo para vocês que não gostam de ler textos longos (risos). Você pode conferir para quais pessoas a produção de conteúdo é obrigadtória na lista abaixo:
- Blogueiros e blogueiras.
- Influenciadores digitais.
- Todas as empresas de qualquer segmento.
- Coachs profissionais.
- Professores particulares.
- Freelancers ou autônomos.
- Profissionais liberais (formados em determinadas áreas, como direito, etc.)
Se for detalhar a lista ela vai ficar muito grande, não é mesmo? Agora você pode estar pensando que algumas pessoas não precisam produzir conteúdo.
No entanto, eu afirmo que quem usa a produção de conteúdo está na vantagem e isso ajuda a conseguir realizar seus objetivos. Talvez você precise de um emprego, a produção de conteúdo do Linkedin vai te ajudar a chamar a atenção dos contratantes.
Talvez, você precisa vender produtos para ter uma renda extra, certamente, vai conseguir produzindo conteúdo nas redes sociais, blog e site. Nos dias de hoje, os trabalhos tecnológicos estão tomando conta do mercado de trabalho e a produção de conteúdo é uma ótima ferramenta do trabalho online.
Existem centenas de pessoas que ganham dinheiro trabalhando em Home Office, o que elas fazem? Simplesmente elas produzem conteúdo! No YouTube não é diferente, pois, é o conteúdo de qualidade que faz um canal crescer e conquistar milhares de inscritos. Além de tudo, o YouTube é uma grande máquina de vendas online.
Como usar o marketing de conteúdo profissionalmente
No ano de 2016 saí de um emprego que aos olhos de todas as pessoas ao meu redor era muito bom, eu também achava, mas chegou o momento em que me sentia infeliz naquele escritório. De fato, não é fácil ficar desempregado sem saber o que fazer para ter uma renda.
Contudo, pesquisando sobre cursos na internet descobri algo, aprendi que poderia usar algo que gosto para gerar renda. Fiz um curso TOP, o curso Fórmula Negócio Online, depois fiz algumas certificações da Rock Content e muitos outros cursos na internet, cursos de várias instituições.
Assim, comecei a oferecer serviços de redação web, mas ao mesmo tempo, continuei estudando através de outros cursos. Já produzi conteúdo para empreendedores digitais renomados, empresas grandes, médias e pequenas ao longo desses anos.
Afirmo que existem várias maneiras de usar o marketing de conteúdo profissionalmente e se você deseja ser um produtor de conteúdo, pode ser escritor, YouTuber ou influenciador digital nas redes sociais. Se você tem uma empresa pode criar conteúdo para fortalecer sua marca e conquistar mais clientes e fãs fiéis.
Qual a sua maior dúvida sobre a produção de conteúdo para a web e o marketing de conteúdo?
Comenta aqui abaixo que eu respondo! Continue lendo mais artigos no blog.
Pingback: Marketing digital para músicos: aviso exclusivo para profissionais
Pingback: Social Media Marketing: sua marca precisa ter presença online - K Araujo - Marketing de Conteúdo Trabalho Freelancer e Home Office
Pingback: Hotmart - Curiosidades sobre a melhor Plataforma de afiiados