Marketing digital para músicos: aviso exclusivo para profissionais

Já ouviu falar de marketing digital para músicos? Certamente, o jeito de criar ou impulsionar uma carreira e ter sucesso sendo músico mudou bastante e todo músico deve se atentar às mudanças que acontecem no mercado musical.

Não podemos negar que a maioria dos músicos são empreendedores e mesmo aqueles que são professores licenciados costumam dar aulas avulsas. Portanto, deixar de usar os meios digitais pode ser um grande erro.

Se você deseja divulgar o seu trabalho como músico, não importa se você quer ter milhares de fãs ou se quer apenas ajudar pessoas através da música. Você deve aprender pelo menos uma noção de marketing digital.

O que é marketing digital para músicos?

Adwords para músicos

Marketing digital é simplesmente uma maneira de divulgar produtos ou serviços através da internet. Quando usamos estratégias de marketing online para divulgar o trabalho de um músico estamos usando o marketing digital para músicos.

De maneira geral, a música pode ser um produto. Aliás, compramos CD, DVD, mas nos dias atuais assinamos plataformas de Streaming como o Spotify e Deezer. Com o avanço tecnológico e, principalmente com uso da internet, novos músicos ganham mais visibilidade.

Contudo, não posso deixar de destacar que a concorrência ainda é a mesmo e só os melhores músicos se destacam no mercado. Entretanto, a facilidade de divulgar um single e fazê-lo ser conhecido por milhares de pessoas é incrível e qualquer pessoa que dominar o marketing digital para músicos pode ter sucesso divulgando suas músicas.

Está gostando do artigo? Leia mais sobre marketing digital aqui!

Como usar o marketing digital com profissionalismo

Ao falarmos de usar estratégias de marketing digital devemos lembrar que qualquer marketing deve ser estudado e planejado. Caso não fosse necessário estudar não existiriam cursos superiores em marketing, não é mesmo?

O melhor de tudo é que com cursos online de qualidade podemos dominar técnicas incríveis. A primeira coisa que um músico precisa saber para usar o marketing online a seu favor é fazer um planejamento. Você precisa saber quais os seus objetivos e como alcançar o público correto.

Pensando desta maneira, você pode começar o planejamento, primeiramente, criando um nome no qual deseja que seja conhecido. Muitos músicos usam nomes artísticos, mas nos dias de hoje, alguns músicos estão usando os próprios nomes e se dão muito bem.

Outra coisa que você deve fazer é criar um posicionamento, pense como você quer ser visto pelo o seu público. Digamos que um violonista deseja se posicionar como uma autoridade diante do público, então, ele começa a mostrar suas habilidades na internet de acordo com o posicionamento. Você deve mostrar às pessoas o que realmente você deseja.

Monte uma estrutura de divulgação online

Muitos músicos começam a usar o YouTube para divulgar os seus trabalhos e isso é ótimo. No entanto, quando se tem uma estrutura composta por YouTube, Instagram, Página no Facebook, blog ou site, tudo fica melhor.

De fato, divulgar o trabalho em vários locais é melhor do que divulgar em um único lugar. Portanto, quem monta uma estrutura de divulgação sai na frente da concorrência. Além do mais, existem muitas outras plataformas para músicos publicarem músicas.

Talvez você pense que é muito difícil trabalhar com ferramentas digitais, mas existem cursos que ensinam tudo de maneira simples. É claro que é preciso dedicação, estudo e persistência. Não deixe de usar técnicas para divulgar seu trabalho musical na internet.

Você já usa o marketing digital para músicos? Comente aqui sobre a sua experiência musical e não deixe de conhecer minha página musical no Facebook.

Receba conteúdo e avisos exclusivos sobre gestão de tráfego para negócios físicos e digitais.

Kenady Araujo

Estrategista digital, Gestor de tráfego, treinador e Consultor de Marketing com experiência de mais de 7 anos online. Graduado em Marketing pela UNICESUMAR, empresário em marketing digital, realiza planejamento estratégico e execução de estratégias de marketing, em lançamentos e ações diversas. Trabalha com vendas há mais de 12 anos, atuando em vários segmentos. Atua na criação e gerenciamento de estratégias para aumento de faturamento para profissionais liberais, pequenas, médias e grandes empresas. Fazendo a diferença no marketing Digital Brasileiro, atualmente em Goiânia.

Website: https://karaujo.com.br

2 Comentários

  1. Pingback: Marketing de conteúdo: será que você deve usá-lo?

  2. Pingback: Será que é possível aprender a tocar violão sozinho?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *