As estratégias competitivas de Michael Porter: para crescer negócios
As estratégias competitivas de Michael Porter são um conjunto de teorias desenvolvidas pelo renomado professor e autor Michael E. Porter. Elas fornecem um quadro conceitual para analisar e desenvolver vantagem competitiva em um ambiente de negócios.
Porter identificou três estratégias genéricas que uma empresa pode adotar para obter vantagem competitiva em um mercado. Leia este artigo e descubra alguns detalhes importantes para crecser seu negócio.
As estratégias competitivas de Michael Porter: marketing na era digital
Então, como eu disse anteriormente, Porter identificou três estratégias genéricas que quando entendidas e aplicadas são poderosas e alavancam resuldados:
- Liderança em Custos: Esta estratégia envolve a busca pela produção e entrega de produtos ou serviços a um custo menor do que os concorrentes, mantendo ao mesmo tempo padrões aceitáveis de qualidade. Isso permite que a empresa ofereça preços mais baixos ao consumidor final, o que pode ser um fator crucial para muitos clientes.
- Diferenciação: Esta estratégia se concentra em oferecer produtos ou serviços únicos ou distintos, de forma que os clientes estejam dispostos a pagar um preço premium. A diferenciação pode ocorrer em várias formas, como design, marca, qualidade, inovação, serviço ao cliente, entre outros.
- Foco ou Nicho: Esta estratégia envolve a concentração em um segmento específico do mercado ou em um grupo de compradores com necessidades e características particulares. A empresa busca atender de forma excepcional esse nicho, muitas vezes deixando os outros segmentos para os concorrentes.
Certamente, se você entende essas estratégias e aplica no seu negócio no momento certo, o crescimento acontece.
Marketing de preços: stuck in the middle
A saber, além dessas três estratégias genéricas, Porter também introduziu a ideia de “stuck in the middle” (preso no meio), que é quando uma empresa falha em escolher entre uma das estratégias genéricas e acaba não obtendo vantagem competitiva sustentável.
Porter também argumenta que é importante evitar a “estratégia de preços médios”, que é quando uma empresa tenta competir em termos de preço e diferenciação simultaneamente, o que pode ser uma posição competitiva difícil de manter.
É importante destacar que essas estratégias não são mutuamente exclusivas e podem ser combinadas de diversas maneiras para se adequar ao contexto e aos objetivos específicos de uma empresa. Além disso, a escolha da estratégia deve levar em conta fatores como o ambiente competitivo, as características do mercado e as capacidades internas da empresa.
Essas estratégias competitivas são fundamentais para a formulação de estratégias de negócios e continuam sendo amplamente estudadas e aplicadas no campo da estratégia empresarial.
Agora é com você
Infelizmente, muita gente entende as estratégias e por algum motivo não aplicam, então isso causa a falta de vendas e baixo crescimento em negócios.
Se o seu preço não é competitivo, você precisa entender o que pode ser feito para melhor. Se o seu concorrente faz promoções constantes é porque tem algo que ele sabe que você não sabe.
Portanto, tenha uma boa gestão de marketing e vendas no seu negócio. Lembre-se que Marketing é estratégia de negócios e uma dessas estratégias é a chave para crescer suas vendas, faturamento e lucro.
Dica de diferenciação: a maioria das empresas negligenciam o WhatsApp e perdem vendas por não ter um atendimento de qualidade.
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