Social Media Marketing: melhore sua presença online

Em janeiro de 2018 o Instagram fez uma alteração na sua API e implementou o Instagram Graph API, que passou a permitir o agendamento de post no Instagram, uma ótima estratégia de social media marketing.

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De fato, essa foi uma ótima notícia para empreendedores individuais, influenciadores e agências que trabalham com estratégias de social media marketing.

Porém, muitos ainda não utilizam aplicativos de agendamentos de postagens por não saberem o real potencial das ferramentas de marketing.

Conquanto, os empreendedores individuais que quase sempre precisam cuidar de todas as redes sociais sozinhos, precisam estar atentos ao uso de automação em marketing.

Então, se você se você está lendo até aqui é porque, de fato, se interessa por ter uma estratégia de marketing nas redes sociais. Então leia o artigo até o fim para aproveitar o máximo das informações e potencializar seu trabalho nas redes sociais!

Índice

Gerenciamento: a chave do sucesso no social media marketing

Gerenciamento a chave do sucesso no social media marketing

Certamente, o gerenciamento de mídias sociais está sendo adotado por muitas empresas e profissionais liberais. A saber, existem várias técnicas de gestão, como por exemplo, o planejamento, a criação de um calendário de postagens e o agendamento de publicações.

O sistema de agendamento de postagens no Instagram funciona através do uso de aplicativos de terceiros. Portanto, todo gestor de redes sociais profissional sabe que é preciso usar uma ferramenta para agendar postagens e ganhar tempo no seu trabalho na rede social.

Um aplicativo que é muito utilizado é o Gerenciagram, certamente, é uma ferramenta profissional utilizada por grandes agências de marketing e empreendedores digitais.

Para quem não conhece a ferramenta, ela disponibiliza a opção de fazer teste grátis durante alguns dias. Portanto, se você quiser fazer o teste comece por aqui.

Existem outras ferramentas de agendamentos de post que são muito utilizadas. Então como trabalho com gerenciamento de medias sociais eu já testei todas as ferramentas que cito aqui, portanto, aprovo o uso de todas elas.

Contudo, só algumas funcionalidades mudam em cada ferramenta de gestão de conteúdo, por exemplo, com a ferramenta Gerenciagram você terá a automação de seguir e deixar de seguir e, certamente, poderá atrair mais seguidores.

Contudo, na Mlabs e na Ettus, que são duas ótimas ferramentas, aliás, elas são usadas por grandes agências digitais, então você poderá usar várias funcionalidades importantes para uma estratégia de social media marketing.

Melhoramento da presença online  

Ter presença online é trabalhar nas mídias sociais, sites e blogs afim de fazer a marca ser encontrada. Além de empresas, as pessoas físicas também possuem presença online, afinal, existe o marketing pessoal.

Nos dias de hoje é indispensável ter cuidados com a presença online. Aliás, através das redes sociais nós podemos conhecer pessoas, comprar, vender, contratar serviços e prestar serviços entre outras atividades.

Portanto, se você não usa as redes sociais para melhorar sua imagem pessoal ou a imagem da sua empresa, certamente, as redes sociais são ótimas ferramentas.   

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Agendamento de postagens nas redes sociais

Existem vários motivos para começar a agendar postagens no Instagram, Facebook e outras redes sociais. Afinal, quem está presente nas redes sociais sabe que não é fácil postar todos os dias, várias vezes.

Entretanto, no Instagram a frequência de postagem recomendada pelos especialistas é de duas a três vezes ao dia. Desta maneira, nos faz separar tempo para nutrir as redes sociais.  

Então, imagine quem precisa postar nas redes sociais, planejar conteúdo, gerenciar equipes e realizar todos os processos administrativos de uma empresa. De fato, o tempo é valioso e com tantas tarefas não é possível ficar nas redes sociais durante várias horas.

Portanto, o agendamento de post nas mídias sociais traz o benefício do aproveitamento do tempo. A saber, quem agenda postagens pode escolher o melhor horário para responder comentários e outras ações nas mídias sociais, assim, não precisará ficar o tempo todo vendo Timeline.

Veja alguns benefícios do agendamento de postagens nas redes sociais:

  • Gerenciamento de tempo;
  • Aumento da produtividade;
  • Diminuição das distrações;
  • Aumentar o número de seguidores e ter mais fãs;
  • Aumentar a frequência de postagens;
  • Criar um calendário de postagens;
  • Fortalecer o marketing social, pessoal e social media marketing.

São muitos benefícios, não é mesmo? Certamente agendar post no Instagram e nas demais redes sociais é uma ótima estratégia.

Contudo, você não pode automatizar tudo, por exemplo, a interação e respostas de comentários. Apesar de existirem os boots, robôs que dão respostas automáticas, as pessoas gostam de conversar com as outras e não apenas com máquinas.

Portanto, você deve continuar gerenciando suas redes sociais pessoalmente e aproveitar o máximo de umas ferramenta de gerenciamento, independente de qual seja ela.

Aproveite esse conceito

Social media marketing é um termo usado pra marketing nas mídias ou redes sociais. Primeiramente, o marketing digital era conhecido como marketing na internet ou mesmo marketing online.

Entretanto, ao longo do tempo vão surgindo novos tempos para se referir a ações de marketing nos meios digitais. Ademais, as estratégias de marketing nas mídias sociais são eficazes para gerar atração, encantamento e aumento do alcance de marcas.

Estratégia de social media marketing para você implementar

Se você ainda não tem presença online, você precisa implementar a estratégia que vou te passar agora. Desta forma, você vai aumentar o alcance da sua marca através de publicação de conteúdo estratégico.

Veja essa estratégia simples:

  1. Crie contas profissionais: se você pretende divulgar sua marca pessoal ou um negócio deve ter páginas profissionais nas redes sociais. No Instagram, você transforma sua conta pessoal em corporativa, no Facebook você usa Fanpage.
  2. Deixe seu perfil ou conta pública: no Instagram você precisa deixar o perfil público para aceitar seguidores sem pedido de permissão. Se você deixar a sua conta privada as pessoas podem não te seguir, porque não gostam de pedir permissão.
  3. Poste conteúdo diretamente para uma pessoa: você tem que conhecer o seu público-alvo e sua persona, assim, vai criar conteúdo estratégico com objetivos corretos. Por exemplo, se você sabe que seus seguidores gostam de memes, você vai criar memes.
  4. Faça um planejamento de marketing de conteúdo: você não pode deixar de ter um plano de marketing para as mídias sociais, caso você não queira pagar um profissional para fazer seu planejamento você pode aprender fazer, clique aqui e comece a aprender!
  5. Diversifique o conteúdo: o seu conteúdo deve ser diferenciado da concorrência e, além disso, você pode criar vários formatos. De fato, pode usar lives, entregar e-book, fazer vídeos curtos, stories, podcast, promoções e sorteios, enfim, são muitos formatos de conteúdo.
  6. Esteja presente: ao trabalhar em uma rede social você precisa ser presente. Não adianta automatizar tudo e não aparecer para conversar com o seu público. Certamente, quem interage pessoalmente com os fãs e seguidores sai na frente.
  7. Foque em ajudar e entregar valor: seu conteúdo deve ajudar alguém, pois, os melhores conteúdos são aqueles que resolvem problemas!

Agora é com você…

Se você ainda não possui uma estratégia de social media marketing já passou da hora de implementar uma. Afinal, seu concorrente pode estar atraindo novos clientes e fortalecendo a marca nas redes sociais.

Portanto, se você não sabe como trabalhar de forma estratégica nas redes sociais, existem duas opções. Primeiramente, você pode aprender a fazer marketing nas rede sociais ou pode contratar um community manager.

Ainda tem dúvidas sobre social media marketing? Comenta aqui abaixo, caso queira dar sugestão sinta-se livre.

Grande abraço,

By, Kenady Araujo.

Imagens: Designed by Freepik

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Kenady Araujo

Estrategista digital, Gestor de tráfego, treinador e Consultor de Marketing com experiência de mais de 7 anos online. Graduado em Marketing pela UNICESUMAR, empresário em marketing digital, realiza planejamento estratégico e execução de estratégias de marketing, em lançamentos e ações diversas. Trabalha com vendas há mais de 12 anos, atuando em vários segmentos. Atua na criação e gerenciamento de estratégias para aumento de faturamento para profissionais liberais, pequenas, médias e grandes empresas. Fazendo a diferença no marketing Digital Brasileiro, atualmente em Goiânia.

Website: https://karaujo.com.br

3 Comentários

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