Quero ser consultor de marketing digital, e agora?

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Um bom consultor de marketing digital não nasce do berço. Ele é construído.

Das fórmulas de lançamento aos cursos de Life Coaching uma coisa é certa…

Existem cursos online e técnicas específicas desenvolvidas por diversos especialistas na arte de criar e engajar públicos online.

E após estudar e testar essas metodologias, eu vou compartilhar com você os 5 passos para se tornar um consultor de marketing digital de sucesso.

Afinal, como você irá logo saber, os conceitos baseados na evolução das relações humanas e no nascimento dessa profissão que não existia há quinze anos são universais.

E, sim, qualquer pessoa comum pode se tornar um especialista em marketing digital adquirindo conhecimento, experiência e resultados nas áreas a seguir. Confira!

Produção de conteúdo

Produzir conteúdo para web não é uma tarefa fácil, pois demanda algumas habilidades técnicas: copywriting, escaneabilidade e SEO On Page.

Apesar disso, essa tem sido a forma de sustento de muitos profissionais. Você sabia que é possível se tornar um redator, revisor ou diagramador de conteúdo?

Separei aqui 1 curso grátis que vai te ajudar nessa missão:

Universidade Rock Content – Curso de produção de conteúdo para web 2.0

Marketing de conteúdo

O sonho da maioria dos profissionais que se envolvem com o marketing digital é dominar a arte de atrair e engajar o público ideal.

Essa arte chama-se marketing de conteúdo. Para ser especialista nessa área você precisa ser bom com planejamento, objetivos de marketing, canais de divulgação, automação de marketing e métricas.

E, se você ainda precisa se aprofundar nesses temas, aqui está um curso grátis.

Inbound marketing

Muita gente me pergunta sobre a diferença entre inbound marketing e marketing de conteúdo. Eu costumo fazer essa distinção pelos objetivos de marketing.

Enquanto as estratégias de conteúdo focam no relacionamento com o público ideal. O inbound foca em conversões e vendas. Um não deve existir sem o outro.  Você atrai e engaja para gerar vendas.

Aqui, está uma certificação grátis e muito conceituada para te ajudar a se tornar um consultor de marketing digital especialista em inbound.

Publicidade online

Outra área bastante requisitada é a de publicidade online. Saber criar anúncios que geram resultados exige muito senso analítico e horas de estudo.

Além disso, um profissional de publicidade digital pode ajudar seus clientes a monetizarem seus conteúdos, ou seja, receber dinheiro do Google, do YouTube e Facebook para exibir anúncios de outras empresas.

Um consultor de Ads deve saber, dentre outros aspectos, pesquisar palavras-chave para o Google Adwords e definir corretamente o objetivo, público e posicionamento para anúncios do Facebook e Instagram.

Marketing de redes sociais

Pequenos negócios locais não fazem ideia dos resultados que são possíveis alcançar com o inbound marketing, mas quando você fala que pode ajudar com as redes sociais eles entendem e aceitam com entusiasmo sua ajuda.

Essa foi a forma que eu consegui para entrar no mercado e obter os primeiros clientes. Sendo uma social media, fazendo o gerenciamento das redes sociais, a criação e publicação do conteúdo e monitorando os resultados.

Além disso, aprender estratégias de conversão dentro das próprias plataformas sociais foi um diferencial. Comece pelo Instagram e Facebook, e conforme você for crescendo em conhecimento, experiência e resultados você poderá explorar as outras áreas.

Consultor de marketing digital em 5 passos

 

Agora que você já sabe as áreas que pode explorar no marketing digital, confira os 5 passos para se tornar um consultor que gera resultados:

Passo 1: Noções de design

Você não precisa ser formado em design para ser um diretor de arte. Você precisa apenas entender muito bem o que o cliente deseja e sobre como harmonizar cores e tipografias.

Se você estiver no começo, pode criar as suas próprias peças com a ajuda de ferramentas online, mas conforme for crescendo seu negócio, recomendo que você contrate um designer.

Passo 2: Noções de HTML

Outro fator bastante importante é entender o básico de HTML, tanto para criação de e-mail, quanto para configurações avançadas em seus posts de blog e instalações de pixel de conversão.

Você não precisa focar na criação inteira de códigos, saiba apenas conceitos básicos como head e body.

Passo 3: Foco em resultados

Um consultor de marketing digital que não foca em resultados está fadado ao fracasso. Afinal, quando as pessoas investem elas querem saber de retorno. O que nos leva ao quarto passo.

Passo 4: Dominar as métricas e objetivos de marketing

Uma empresa pode focar em duas linhas de objetivos de marketing: reconhecimento/posicionamento da marca e conversões/vendas.

Seu papel será dominar as métricas e as estratégias para alcançar esses marcos de sucesso. Aqui está um resumo:

Popularidade: curtidas, seguidores, fãs, tráfego etc.

Vendas: taxa de conversão, ticket médio etc.

Passo 5: “Stay hungry stay foolish”

Essa frase foi tirada no discurso de Steve Jobs em Stanford. Se formos traduzir para o português, ela quer dizer: “mantenha-se faminto, mantenha-se tolo.”

No sentindo de sempre ter fome de conhecimento e sempre ser tolo o suficiente para poder aprender muito mais. De todas as dicas acima, essa é a que julgo mais importante.

Busque incansavelmente por conhecimento. Todas as plataformas oferecem cursos, blogs, vídeos, tutoriais e estudos de caso. Use o conteúdo rico e relevante ao seu favor e nunca pare de estudar.

Caro leitor, esse foi o nosso texto sobre como aumentar o seu conhecimento em marketing digital e como se tornar um consultor especialista.

Existem muitas ferramentas para te auxiliar no trabalho. É algo que realmente precisa de ajuda, afinal é uma jornada bem longa e que não pode ser feita sem algumas boas ferramentas.

Tenha em mente que não se pode virar um especialista do dia para a noite somente com esses cursos e ferramentas. A melhor forma de comprovar que você realmente entende do assunto é e sempre vai ser gerar resultados.

Portanto, invista em usar todas as estratégias para criar a sua autoridade online, deixe seu blog e suas redes sociais populares e recheados de conteúdos incríveis.

Em seguida desfrute das conversões e faça a aquisição dos primeiros clientes. Quando isso acontecer seja especialista no sucesso do seu cliente. É isso que vai retroalimentar o seu sucesso.

Vamos juntos ter mais sucesso na internet? Deixe seu comentário, com dúvidas, experiências e sugestões que irei responder a todos!

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Marketing de Conteúdo com Profissionalismo!

Produção de conteúdo para construir seu legado      no marketing digital.

Simara Conceição

Mulher, negra, nordestina retada e empreendedora digital com foco em ajudar pequenos negócios locais a marcarem presença na internet e a atraírem mais clientes.

Website: http://simaraconceicao.com/