Profissão redator: o que faz um redator freelancer?

De fato, existe muito conteúdo na internet falando da profissão redator, mas poucos sabem o que faz um redator profissional.

A saber, o trabalho de um redator/escritor não é apenas ficar escrevendo de qualquer maneira e sobre qualquer tema. Além de tudo, essa profissão é bem remunerada! Gostou da informação, não foi?

Especialmente o redator é o profissional responsável pela produção de textos. Entretanto, os melhores são os que recebem mais pelo serviço prestado, esse informação é óbvia.

Portanto, você está com a oportunidade de ter mais informações sobre a profissão. Te convido a continuar lendo o artigo até o fim para não só saber o que faz um redator, mas para entender detalhes sobre a profissão redator.

Índice

O que faz um redator

Profissão redator o que faz um redator freelancer
Escrever para compartilhar conhecimento.

A profissão redator está em alta no mercado de trabalho, ou seja, existe uma demanda por produtores de conteúdo atualmente. De fato, essa profissão é reconhecida, apesar de ter sido mais destacada após o aumento do uso da internet no Brasil.

Especialmente, os profissionais graduados em comunicação social estão há mais tempo se familiarizando com a profissão. Porém, existem redatores formados em diversos tipos de graduação como jornalismo, marketing, direito, engenharia e outros cursos superiores.

Além de tudo, existem redatores que não são formados ou ainda estão cursando algum curso superior. Enfim, dependendo da área de atuação que o redator está é possível seguir carreira sem a formação acadêmica de nível superior.

Entretanto, a formação não deve ser ignorada por ser essencial para qualquer cidadão não importando a área de atuação. A maioria dos redatores que não possuem formação superior trabalham no mercado freelance e produzem conteúdo para a web.

Além de tudo, a falta de uma formação superior não diminui a qualidade do trabalho desses profissionais. Você é escritor? Leia outro artigo onde falo sobre palavras de transição. O link vai abrir na outra aba, então, você pode ler quando terminar este.

O que faz um redator de web

inscreva-se no canal

Um redator web é um produtor de conteúdo que trabalha em campanhas publicitárias na internet. Existem diversos tipos de conteúdo que um redator pode desenvolver.

Todavia, os objetivos da produção de conteúdo podem ser produzidos como intuito de; fazer marcas serem conhecidas e vender produtos e serviços online.

Desse modo, as empresas contratam redatores web para criarem conteúdo para sites e blogs, ou para as redes sociais. Entretanto, o redator desenvolve conteúdo escrito para cada mídia social ou mídia digital com características específicas.

No marketing digital os redatores são contratados para escrever textos em páginas de vendas e anúncios diversos. Aliás, todo bom redator consegue estudar o público-alvo e a persona da empresa ou projeto.

Afim de direcionar corretamente o seu conteúdo fazendo o leitor se sentir satisfeito. Acima de tudo, o melhor conteúdo é aquele esclarecedor, que resolve problemas e ajuda o leitor.

Certamente, é basicamente esse o trabalho dos redatores publicitários, escrever conteúdo diversificado para gerar resultados distintos.

Escritor ou redator freelancer

Escrever é uma arte antiga.

Afinal, o que é um redator freelancer? De fato, esse termo tem sido falado bastante nos dias de hoje.

A saber, um redator freelancer é um escritor independente, ou seja, um escritor que presta serviço individualmente para várias empresas sem ter vínculo empregatício.

O que faz um redator freelancer? Esse profissional exerce a mesma função de um redator contratado por uma agência de marketing, publicidade ou empresa específica.

Aliás, não são apenas as agencias digitais que contratam redatores. Então, existem vários termos que são utilizados na internet que basicamente se referem ao mesmo assunto.

Apesar de escritores, redatores e editores trabalharem com escrita as funções podem ser distintas. Afinal, todos escrevem, mas alguns são revisores, outros são editores ou escritores de livros, artigos, contos, roteiros e entre outros tipos de conteúdo.

O escritor freelancer

Da mesma maneira que um redator freelancer, um escritor freelancer é um profissional contratado para escrever livros, artigos ou qualquer tipo de conteúdo sem estar com a carteira de trabalho assinada. A palavra freelancer, de fato, significa profissional autônomo ou individual.

Portanto, quando se fala em redator freela ou redator freelancer se fala em um escritor independente. No entanto, o escritor freelancer deve obedecer regras estipuladas entre contratante e contratado, normas especificadas nos contratos de prestação de serviços.

E os direitos autorais da produção de conteúdo, como ficam? Depende do contrato, pois, existem escritores freelance que trabalham como Gostwriter. A saber, vou te explicar o que é isso no próximo tópico.  

O que é gostwriter

Um gostwriter é um escritor fantasma, gostwriting é um termo inglês usado para se referir a um escritor que não exige direitos sobre a propriedade intelectual do trabalho que exerce.

Um gostwriter é contratado para escrever textos para pessoas que não podem escrever ou não possuem tempo. Contudo, esse profissional faz o trabalho e deixa todos os direitos autorais para o contratante.

Desta maneira, após finalizar o trabalho o escritor sai de cena, sem ter direitos autoriais. Então, o contratante pode divulgar o trabalho como sendo de sua autoria, pode fazer ajustes e tudo mais.depois de um tempo, então, faz jus ao termo escritor fantasma (Gostwriter).

Geralmente, quem contrata um escritor fantasma não gosta de revelar a contratação para poder manter a ética e usar os direitos autorais. Então, podemos pensar que vários livros, artigos e textos existentes podem ter sido escritos por um escritor fantasma?

De fato, a resposta é sim! Até mesmo as grandes editoras e escritores famosos podem precisar de uma ajudinha, vez ou outra. Contudo, Isso não faz a obra publicada, ou artigo, perder a qualidade, muito pelo contrário, pois, o conteúdo pode melhorar.

Quanto ganha um redator publicitário

Afinal, quando ganhar um redator freelancer ou publicitário? De acordo com uma pesquisa feita pelo site salario.com.br um redator publicitário ou redator de publicidade ganha em média R$3,205,53.

A média é a remuneração de um redator que trabalhar cerda de 42 horas semanais. Os dados da pesquisa foram retirados do próprio CAGED do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) em meados de abril de 2018 a novembro do mesmo ano.

A profissão redator de publicidade tem o CBO de número 253110 e a faixa salarial pode ser de R$2,275,93 entre R$7,164,42. Certamente, é uma remuneração relevante para a maioria dos Brasileiros. (Fonte: salario.com.br).

A pesquisa foi feita incluindo trabalhadores com carteira assinada. Porém, um redator freelancer pode conseguir salários iguais, parecidos ou maiores.

Como se tornar um redator freelancer

Atualmente, existem várias maneiras de se tornar um redator freelancer. De fato, com a ajuda da internet é possível fazer cursos online, além de tudo, existem sites de freelancers. Os sites são basicamente locais onde clientes escolhem redatores para fazer parcerias.

Esses sites de freelancers funcionam como sites de emprego. Certamente, essa possibilidade ajuda a expandir a quantidade de profissionais que trabalham com escrita online. Entretanto, para profissionais, esses sites podem ser vantajosos, mas possuem grandes desvantagens.

O fato de existir sites de fácil candidatura para freelance, ou seja, sites que qualquer pessoa entra e se cadastra, faz com que o mercado fique frágil. Apesar disso, existem profissionais que usam sites de freelancers e fazem um ótimo trabalho para diversas empresas.

Afinal, para se tornar um redator freelancer a pessoa só precisa estudar e melhorar a escrita, assim, pode conseguir clientes fiéis. No entanto, em qualquer nicho de mercado só os melhores se destacam!

Isso faz com o que o mercado continue sendo vantajoso, pois, um bom profissional consegue fidelizar clientes e ser bem remunerado.

É preciso fazer curso para ser redator?

Antes de mais nada, quero dizer que a resposta para essa pergunta é pessoal. De fato, eu gosto de levar algumas coisas para o lado pessoal, afinal, sou um redator freelancer.

A minha resposta é curta e direta, então, eu digo sim! Considero que é necessário estudar através de um curso para ser redator profissional. Entretanto, não acredito em fórmulas mágicas da internet.

Ao longo dos anos percebi que todos os cursos que fiz e faço me ajudam em algo. Contudo, não são os cursos em si que fazem a diferença, de fato, o estudante que coloca em prática o que aprendeu que se destaca.

Aliás, o conhecimento ajuda a conseguir resultados melhores em todas as áreas da vida. Aprender temas como SEO e marketing de conteúdo são essenciais para quem produz conteúdo para a web.

Além de tudo, se você é uma pessoa que gosta de escrever ou se cursa ou concluiu uma graduação pode aproveitar o mercado freelance para conquistar dinheiro extra.

Certamente, existem várias áreas de atuação e você pode escrever sobre a sua especialidade. Só não dá para ser um redator sem saber ler e escrever, é claro! (risos).

Ah tem mais um detalhe! Para você que pergunta qual a minha formação, eis a resposta eu estudei quatro semestres de ciências contábeis, no entanto, mudei de curso e estou no curso superior de tecnologia em marketing.

Se você tem preconceito com curso tecnólogo, pare com isso! (rsrsrs) Afinal, os cursos superiores tecnológicos existem há vários anos e estão dominando o mundo.

Enfim, isso é tudo, mas não saia daqui sem comentar abaixo para me dizer o que você achou do artigo.

Grande abraço,

Kenady Araujo.


Crédito por imagens: Designed by Freepik | Designed by rawpixel.com / Freepik

Receba conteúdo e avisos exclusivos sobre gestão de tráfego para negócios físicos e digitais.

Kenady Araujo

Estrategista digital, Gestor de tráfego, treinador e Consultor de Marketing com experiência de mais de 7 anos online. Graduado em Marketing pela UNICESUMAR, empresário em marketing digital, realiza planejamento estratégico e execução de estratégias de marketing, em lançamentos e ações diversas. Trabalha com vendas há mais de 12 anos, atuando em vários segmentos. Atua na criação e gerenciamento de estratégias para aumento de faturamento para profissionais liberais, pequenas, médias e grandes empresas. Fazendo a diferença no marketing Digital Brasileiro, atualmente em Goiânia.

Website: https://karaujo.com.br

2 Comentários

  1. Ari Nunes

    Olá Kenady!!
    Tudo bem?!

    Adorei seu artigo, muitooooo esclarecedor.
    Estou passando por um processo de transição profissional e quero entender mais sobre o assunto.
    Como posso entrar em contato?

    Obrigada pela atenção, abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *