É possível aprender a tocar violão sozinho?

Muitos iniciantes do violão costumam fazer essa pergunta, mas será que é possível aprender a tocar violão sozinho sem ter um professor? Neste artigo eu quero dialogar com você a respeito disso.

Algumas pessoas acham que é muito difícil aprender a tocar instrumentos musicais. O que você acha de aprender violão sozinho, será que é impossível?

Leia o texto até o final e descubra! Te prometo que a leitura não vai durar mais que cinco minutos.

Como aprender a tocar violão sozinho

É possível aprender a tocar violão sozinho
Aprender os primeiros passos no violão.

Vamos à resposta que não quer calar? Sim, é possível aprender a tocar violão sozinho! No entanto, existem alguns pontos negativos que aparecem no estudo solitário do violão.  Por exemplo, alguns violões antigos como os da marca Giannini possuem uma revistinha.

Uma espécie de método de violão para iniciantes, mas é para quem está iniciando do zero. Geralmente, nessas revistinhas se ensina apenas os acordes maiores e menores e poucas músicas simplificadas.

Portanto, algumas pessoas aprendem sozinhos lendo esse tipo de revistas. Nos dias de hoje, é comum vermos pessoas aprendendo a tocar violão sem a ajuda de professores, vendo vídeos na internet. Mas qual o problema?

Também é comum vermos iniciantes do violão frustrados porque não estão mais aprendendo nada. Certamente, isso acontece porque o conteúdo na internet é muito repetitivo e costuma fazer o aluno estudar sempre os mesmos temas.

É possível aprender a tocar violão do zero sozinho, mas profissionais estudam com outros profissionais. Um outro problema é que na internet existem conteúdos que ensinam até manias erradas.

Aprender sozinho ou através de um curso?

Muita gente me pergunta se precisam de um professor ou um curso de violão, a minha resposta é sempre a mesma palavra depende. Por exemplo, se a pessoa deseja ser um violonista profissional deve estudar com um bom professor particular ou em uma escola de música.

Além disso, existem as faculdades que oferecem cursos de bacharelado e licenciatura em música que forma profissionais. Mas para quem deseja usar o violão apenas como um hobby, um curso de violão vai suprir suas necessidades de aprendizado.

Você deve descobrir qual o seu objetivo com o violão, é ser um professor ou ser um violonista nas horas vagas? Se você quer tocar na igreja, em bares ou algo do tipo é sempre bom estudar através de métodos diferenciados para aperfeiçoar as técnicas.

Clique aqui e descubra qual o curso de violão online que eu indico a meus alunos distante.

Aulas de violão presenciais ou online?

Encontrar professores de violão disponíveis nem sempre é tarefa fácil. Em algumas cidades não existem bons professores de música e isso faz os cursos de violão online serem a melhor opção para quem deseja aprender a tocar um instrumento musical.

Já para quem tem condições de pagar e sabe que existem escolas de música na cidade fazer aulas presenciais é uma ótima opção. Entretanto, é provado que tanto aulas online como aulas presenciais funcionam e o aprendizado depende apenas de cada aluno ou aluna.

A resposta para o nosso subtítulo é; você precisa escolher a melhor modalidade de ensino já que as duas funcionam perfeitamente. Eu particularmente, gosto muito de cursos online, por isso, costumo indicar os melhores treinamentos para quem quer estudar música sem sair de casa.

Você já é músico? Leia este artigo aqui!

E aí ainda tem alguma dúvida? Comente aqui abaixo e vamos aprender mais juntos! 😁

"A maioria das campanhas que levaram marcas à fama e à fortuna surgiu da parceria entre um redator talentoso e um cliente inspirador". David Ogilvy

Kenady Araujo

Um estudante de marketing digital amante de violão que acredita no Coaching. Virou freelancer produtor de conteúdo e acabou descobrindo um mar de possibilidades empreendendo em home office.

Website: https://karaujo.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *