10 dificuldades com WordPress entre Blogueiras e Blogueiros

Por favor siga e goste de nós:
Instagram
Facebook
LinkedIn
Follow by Email

Não é nenhuma novidade que o gerenciador de blogs preferido de muitas blogueiras e blogueiros é o WordPress, porém, algumas pessoas dizem que acham muitas dificuldades com WordPress.

Você gosta de matemática? Eu costumava dizer que matemática é muito difícil e passei anos afirmando isso, até o momento que decidi colocar na mente que matemática é fácil. Talvez você não saiba mas a nossa mente nos engana.

Se você aprender a trabalhar com esse gerenciador de conteúdo vai amar, anota aí o que eu estou te falando. Quer descobrir como vencer as 10 dificuldades principais de quem trabalha com blog ou site no WordPress? Leia o post até o final e aprenda!

Está pensando em começar um blog no WordPress? Comece por aqui.

Vencendo dificuldades com WordPress

O CMS WordPress é um dos melhores gerenciadores de conteúdo da atualidade, para mim é o melhor. No entanto, algumas pessoas criam um blog wordpress e se deparam com dificuldades, são problemas que podem ser resolvidos com um pouco de estudo.

#1 Traduzindo o WordPress

Blogueiros e blogueiras iniciantes na plataforma WordPress têm uma certa dificuldade porque o CMS é instalado e geralmente está em inglês. Porém, a tradução é algo simples de ser feita, claro que é simples para quem já aprendeu, mas não se preocupe você vai aprender agora, basta seguir o passo a passo abaixo:

  1. passo: Em seu painel de controle do CMS clique em configurações e em seguida no nome Geral.
  2. passo: Desça a barra de rolagem até encontrar o nome idioma e altere para o desejado.

Agora o seu site está no idioma que você tem mais facilidade de entendimento. Caso queira ter acesso a um treinamento totalmente em vídeo acesse por aqui. 

#2  Inserindo comentários do Facebook no blog

O WordPress possui o próprio sistema de comentários, no entanto, a maioria das blogueiras e blogueiros preferem utilizar opções de comentários com o Facebook. Além dos comentários com um plugin do Facebook existem outros plugins que personalizam a caixa de comentários em blogs. Eu vou mostrar os dois sistemas de comentários que utilizamos aqui no blog.

Disqus

O Disqus é um site que ajuda editoras a aumentarem o engajamento com o publico e criar um público leal. Uma ferramenta utilizada para isso é o plugin grátis que cria uma caixa de cementários no final dos artigos de blogs. Você pode baixar o plugin disqus gratuitamente aqui.

Depois de baixar é necessário criar um cadastro no site também, a inscrição é simples e pedirá apensas seus dados como e-mail e senha. O Disqus funciona como uma rede social e dentro da plataforma você terá um perfil e poderá interagir com outros usuários.

Facebook Comments Plugin

Outra opção que você pode utilizar para inserir plugin no seu blog é o plugin de comentários do Facebook. Você pode baixar e instalar gratuitamente no seu blog.

#3 Instalando o Analitics no blog

O Google Análitics é o sistema de monitoramento de visitas em sites e blogs do próprio Google. Além de ser grátis o Análitics também possui vários plugins. No entanto, aqui no blog costumamos utilizar o plugin Google Analytics for WordPress by MonsterInsights.

Para utilizar o Google Análitics é preciso fazer login com uma conta de e-mail do Google, ou seja, o gmail. O cadastro é feito através do site oficial. Depois de logar, basta cadastrar o seu site e instalar o plugin no painel de plugins e autenticar o site. Veja a imagem abaixo:

Depois de fazer a autenticação você terá acesso às estatísticas do seu blog como número de visitas, tempo de acesso, locais em que os visitantes estão acessando e qual conteúdo é mais acessado, entre outras. Aproveite e monitore os seus resultados.

#4 Como inserir banner no WordPress

Para inserir banners no WordPress você deve acessar o painel e ir em aparência, depois clique em Widgets. Em seguida você pode localizar o widget de imagens ou texto HTML. Inserindo uma imagem você terá que incluir o link desejado nela, veja a foto abaixo:

Depois de escolher o Widget de imagem arraste ele para o sidebar principal do blog ou o local que você deseja que o banner apareça. Escolha a imagem e insira um link nela.

 Clicando em salvar o seu banner ficará visível na página inicial do blog.

#5 Como integrar as redes sociais no blog

Uma outra dúvida de muitos blogueiros iniciantes é a integração das redes sociais no blog. Alguns querem usar aquele banner de curtir no Facebook que fica na home page.

No WordPress temos a grande vantagem de utilizar plugin, através de um plugin conseguimos inserir botões de curtir, compartilhar e se inscrever em todas as redes sociais.

Um plugin que eu recomento muito é o Digg Digg e você pode baixar gratuitamente aqui. O Digg Digg cria uma especie de caixa de curtir nas páginas do nosso blog. Aqui no blog nós utilizamos ele, veja a imagem abaixo.

Outra maneira de inserir caixa de curtir do Facebook é utilizando o site oficial do próprio Facebook. Clicando aqui você poderá criar uma caixa de curtir igual a da imagem abaixo. Basta inserir os dados que estão sendo pedidos no site.

Depois de preencher tudo o site vai gerar um código HTML que você pode inserir em um Widget no seu blog. Caso você queira aprender a criar um blog do zero conheça o nosso treinamento de WordPress para iniciantes, o WordPress do Zero. Acabamos de vencer mais uma das dificuldades com WordPress.

#7 Como divulgar corretamente o blog

Todo blogueiro sabe que não adianta criar o blog e deixar ele escondido do mundo, é preciso divulgar bastante. Isso é uma das maiores dificuldades com WordPress. Existem muitas maneiras de divulgar blogs, porém, a divulgação nas redes sociais tem dado bastante resultados.

O Facebook é um ótimo local para divulgar blogs mas deve ser utilizado com sabedoria. Entrar em grupos de interações é uma boa ideia, o que não pode ser feito é o conhecido SPAM. Enviar mensagens para pessoas que você não conhece de forma invasiva é considerado SPAM.

Você pode utilizar o YouTube como um aliado ao seu blog. Fazer vídeos e deixar o link dos artigos do seu blog na descrição no YouTube aumenta muito o número de visualizações do blog. As demais redes sociais como Instagram, Twitter, Google Plus não podem ser deixadas de lado.

#8 Como aumentar as visitas do blog no Google

Para ranquear o seu blog no Google é preciso usar técnicas de SEO, aqui no blog temos alguns artigos falando sobre essas técnicas. Temos um vídeo completo mostrando como otimizar artigos de blogs com SEO, clique aqui para assistir.

Não deixe de utilizar SEO no seu blog, pois é com as otimizações que os mecanismos de busca conseguem enxergar o seu conteúdo e mostrar para o público que está pesquisando sobre os assuntos. Umas das maiores dificuldades com WordPress é o blog não aparecer nos mecanismos de busca.

#9 Como criar uma newsletter

A newsletter é um boletim informativo para o público, geralmente as informações são enviadas através de e-mails. No Marketing Digital utiliza-se o nome de e-mail marketing.

Através de um formulário de inscrição, o usuário deixa o e-mail no seu blog e recebe o conteúdo em primeira mão. Clique aqui e conheça um curso completo de como criar uma Newsletter.

#10 Como ganhar dinheiro com o WordPress

Além de possuir um blog profissional no WordPress existem maneiras de ganhar dinheiro com o CMS. Uma das maneiras é prestando serviços de configuração e criação de blogs.

Você pode se tornar um afiliado de produtos digitais também e indicar produtos em troca de boas comissões. Para ser um afiliado profissional é preciso fazer um curso. Pegue aqui seu guia gratuito.

Espero que este artigo tenha te ajudado a vencer dificuldades com WordPress. Este artigo te ajudou? Deixe o seu comentário e continue acompanhando o blog.

Por favor siga e goste de nós:
Instagram
Facebook
LinkedIn
Follow by Email

Comments

comments

Marketing de Conteúdo com Profissionalismo!

Produção de conteúdo para construir seu legado      no marketing digital.

Kenady Araujo

Kenady Araujo Empreendedor Digital, Redator web, criador de conteúdo. Vive 100% de negócios online e deseja ajudar você!

Website: https://karaujo.com.br