Persona X Público Alvo: Descubra as principais diferenças

Você sabe o que é persona e público-alvo? Não adianta ter um produto de qualidade se não existem pessoas interessadas por ele. Talvez até existem interessados, mas uma grande dificuldade de muitas empresas é saber para quem ofertar seus produtos e serviços.

Mas não precisamos nos preocupar, basta saber que persona não é a mesma coisa que público-alvo. Que bom que, para todo problema existe uma solução. Leia o post até o final e descubra a diferença entre persona e público-alvo. Acompanhe e aprenda!

O que é buyer persona

A personas são personagens imaginados, mas que representam dados de um consumidor real de produtos ou serviços. A buyer persona faz parte do público-alvo e representa de forma detalhada dados das pessoas que podem comprar os produtos de uma empresa.

As personas são uma representação do público-alvo e não tem como definir as personas sem saber sobre o público a ser alcançado. Por isso, continue lendo para entender melhor sobre a importância do público-alvo e das personas para o seu negócio.

O que é público-alvo

Vamos direto ao ponto, o público-alvo é uma parte das pessoas que podem se interessar e comprar seus produtos e serviços. Por ser mais amplo, é do público-alvo que tiramos dados detalhados para definir o perfil da persona ideal.

Para definir o público-alvo usamos dados mais genéricos das pessoas como o estado em que vivem, formação profissional ou nível de escolaridade. Digamos que temos um produto que é usado por adultos de classe média e que possuem filhos pequenos e são graduados em administração de empresas.

São poucos os dados para produzir conteúdo que atenda os interesses desse público, por isso é importante conseguir mais dados do público e definir a buyer persona. Além disso, você deve saber mais sobre marketing de conteúdo.

Particularidades entre persona e público-alvo

Suponhamos que seu público é composto por jovens com idade de 18 a 26 anos que são estudantes. São dados verdadeiros e relevantes. Porém, ainda falta algo para que o público possa ser persuadido a comprar seus produtos.

O público-alvo é composto por dados reais e não deve ser definido apenas por uma simples imaginação. Agora vamos mostrar as diferenças das personas em relação ao público-alvo. Como já falamos a Buyer persona é composta por dados mais detalhados tirados do público definido. Veja um bom exemplo para definir as suas pessoas.

João tem, 20 anos e é estudante, mora no Distrito Federal vem de família de classe média alta, ele trabalha em um escritório administrativo e é formado em Administração de empresas.

Seu objetivo é ter o próprio negócio e ter mais liberdade para viajar pelo mundo, para isso ele precisa vencer o desafio de descobrir um modelo de negócios que dê essa liberdade.

Na hora de definir seu público e saber a pessoa ideal para o seu negócio é importante não confundir os conceitos. É bom lembrar que as personas fazem parte do público-alvo e é formada por dados mais detalhados.

Espero ter ajudado você! Se ficou alguma dúvida deixe nos comentários que vou te responder o mais rápido possível.

Parabéns por ter lido até aqui. Clique aqui e descubra como conversar de forma persuasiva e conquistar seu público-alvo. Abraço e sucesso!

Créditos de imagens: Freepik

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Kenady Araujo

Kenady Araujo é consultor de Marketing Digital, Problogger, Redator criado de conteúdo que decidiu abandonar a "estabilidade" do emprego formal para ser um empreendedor digital.

Website: http://karaujo.com.br