Paradigma o Problema Maior

Um Paradigma é uma verdade vista como lei e normalmente não é questionada.

Paradigma é uma verdade vista como lei e normalmente não é questionada.

A palavra paradigma é derivada de um termo grego antigo “parádeigma” que significa, modelo ou padrão a ser seguido.

Quando um paradigma é aceito e praticado o resultado é que a pessoa que prática entra no conformismo, pessoas voltadas para a estabilidade costumam ser guiadas por paradigmas.

Uma frase bastante usada por várias pessoas é “eu sou assim e não mudo”, geralmente pessoas adultas que pensam ter sua personalidade definida fala ela constantemente.

Viver em busca da estabilidade acreditando em paradigmas é comum nos dias de hoje.

A Fabula dos Macacos

Numa experiência científica, um grupo de cientistas colocou cinco macacos numa jaula. No meio, uma escada e, sobre ela, um cacho de bananas.

Quando um macaco subia na escada para pegar as bananas, os cientistas jogavam um jato de água fria nos que estavam no chão.

Depois de certo tempo, quando um macaco ia subir a escada, os outros o pegavam e batiam muito nele. Mas um tempo depois, nenhum macaco subia mais a escada, apesar da tentação das bananas.

Então os cientistas substituíram um dos macacos por um novo. A primeira atitude do novo morador foi subir a escada. Mas foi retirado pelos outros, que o surraram.

Depois de algumas surras, o novo integrante do grupo não mais subia a escada.

Um segundo foi substituído e o mesmo ocorreu – tendo o primeiro substituto participado com entusiasmo da surra ao novato.

Um terceiro foi trocado e o mesmo ocorreu. Um quarto e, afinal, o último dos veteranos foi substituído.

Os cientistas, então, ficaram com o grupo de cinco macacos que, mesmo nunca tendo tomado um banho frio, continuavam batendo naquele que tentasse pegar as bananas.

Se fosse possível perguntar a algum deles por que eles batiam em quem tentasse subir a escada, com certeza a resposta seria:

“Não sei, mas as coisas sempre foram assim por aqui”.

Porque devo quebrar um paradigma?

Um dos maiores perigos de um paradigma é que ele acaba com a criatividade, limita o desempenho e faz com que você sacrifique seu potencial.

Os paradigmas são considerados como jaulas psicológicas que aprisionam mentes e fazer com que elas fiquem “cegas” para enxergarem a solução para vários problemas.

É muito importante para o desenvolvimento pessoal, questionar padrões antigos. Todo ser humano deve estar sempre se atualizando, mudando sua mente para viver melhor.

Devemos quebrar paradigmas para alcançarmos nossos objetivos, livrar-se de pensamentos negativos que predominam a anos em nosso país é a melhor maneira de evoluir.

Como quebrar um paradigma?

Você sabia que seus paradigmas influenciam sua vida em todas as áreas?

Seu trabalho, suas finanças, e sua saúde, em tudo que existe em sua vida existe a influência do paradigma.

Muito se fala de crise financeira, mas em todo tempo existem pessoas que estão melhorando suas finanças, e outras piorando.

Ouvimos falar de bem estar, porém existem pessoas doentes e outras com saúde, se alimentando e fazendo exercícios físicos diariamente.

Porque algumas pessoas conseguem vencer as dificuldades da vida e outras não?

A resposta é, o paradigma de uma é diferente do da outra pessoa.

As pessoas que quebram seus paradigmas conseguem vencer sempre, elas são bem sucedidas e todas as áreas da vida.

Por isso é preciso quebrar seus paradigmas o mais rápido possível. 

Para acabar com paradigmas você tem que sair da sua zona de conforto. Clique aqui e descubra como quebrar paradigmas de uma vez por todas! 

Gostou do Artigo? Deixe nos comentários sua dúvida e compartilhe o artigo com seus amigos. 

Grande abraço.

Kenady Araujo

Summary
Review Date
Reviewed Item
Hábitos de sucesso
Author Rating
41star1star1star1stargray

Comments

comments

Junte-se a Milhares de leitores Inteligentes e Receba dicas Indispensáveis sobre Negócios Online. (é 100% grátis)

Kenady Araujo

Kenady Araujo é consultor de Marketing Digital, Problogger, Redator criado de conteúdo que decidiu abandonar a "estabilidade" do emprego formal para ser um empreendedor digital.

Website: http://karaujo.com.br